6ª. Reunião da Rede Acadêmica das Ciências da Lusofonia – 6ª.rRACS

Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

28 a 30 de julho de 2024

RELATÓRIO FINAL

 

APRESENTAÇÃO

A 6ª.rRACS que ocorreu entre os dias 28 e 30 de julho de 2024, na Universidade Federal Fluminense, https://6rracs.com.br/ coordenada pelo Instituto de Saúde Coletiva, LABACIÊNCIAS, Rede de Saúde Coletiva da UFF, teve ampla participação da comunidade da UFF, assim como uma excelente presença de pessoas de instituições filiadas à RACS de Portugal, Angola e Moçambique. Em menor escala mas igualmente importante de Cabo-Verde e outros países.

Os dados se encontram abaixo, e pode-se verificar que o perfil de inscritos e inscritas no evento envolveu principalmente o público acadêmico, sendo majoritariamente feminino com 77% de mulheres, seguida de 20,6% de homens, e 1,02% de pessoas que se declaram não binárias, gênero fluido e agênero.

No que se refere à nacionalidade, 87% são brasileiros, favorecidos pelo fato do Brasil sediar o evento, e 7% têm origem em Portugal, sendo acompanhados por representações lusófonas de Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e TimorLeste. Ainda houve representações da Venezuela, Chile e Itália.

Em relação à etnia a 6ª.rRACS se caracterizou pela diversidade. Compareceram 55,4% de brancos, acompanhados de 24% de pardos e 16,6% de pretos, e ainda uma presença pequena, mas importante de asiáticos, 1%, e indígenas, 0,6%.

A participação dos estudantes foi extremamente importante, representando 68,5% do total de inscritos no evento, seguido por docentes de instituições filiadas, 15,5%; profissionais de saúde, 3,9%; e palestrantes e convidados perfazem o total de 5,95.

Em relação à formação das e dos inscritas/os na 6ª.rRACS, 46,3% de declaram possuir o nível superior; 14,9% têm mestrado e 13% o doutorado. Já 6% dos inscritos têm doutorado, 9,4% ensino médio e 10,4% especialização.

Em relação aos eixos de apresentação de trabalhos, os quatro com maior frequência foram: Educação e Saúde com 36,6% do total de resumos apresentados; seguido de Epidemiologia, 22%; Práticas Clínicas, 12,2%; e Saúde Mental com 10,85. Em seguida estão Bioética e Saúde Coletiva que teve 3,8% dos trabalhos; Saúde, Cultura e Arte, 3,8%; Saúde e Ambiente, 3,3% e Segurança Alimentar, 2,9%.

ENCONTRO DE REITORES DA RACS

Ocorreu no dia 27 de julho de 2024 o Encontro de Reitores da RACS, na sede da Universidade Federal Fluminense, que contou com a presença do vice-reitor da UFF, prof. Fábio Passos, a Superintendente de Relações Internacionais, profa. Lívia Reis, o Diretor do Instituto de Saúde Coletiva e Coordenador da 6ª.rRACS, prof. Túlio Batista Franco, o presidente da RACS prof. Jorge Conde, o Vice-Coordenador da 6ª.rRACS, prof. Luiz Antonio Botelho Andrade e a coordenadora da Comissão Científica, profa. Rosane Rito Novo, além de representantes de Instituições de Ensino Superior de diversos países lusófonos, como Portugal, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Timor-Leste, e convidados como a Universidade Nacional das Artes da Venezuela.

Muitos professores e estudantes acompanharam o encontro, que discutiu “O Papel da Universidade no Desenvolvimento Sustentável”.

Após ampla discussão, aprovou-se a Carta de Niterói.

**No Anexo I encontra-se a programação do Encontro de Reitores da RACS, e Anexo II a Carta de Niterói.

ATIVIDADES PRÉ-EVENTO

Oficinas temáticas de Segurança Alimentar e Nutricional no contexto da 6ª rRACS

A oportunidade de fortalecer o debate acerca do tema Segurança Alimentar e Nutricional, no contexto da 6ª r-RACS, mobilizou professores da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro, da Universidade Federal Fluminense, a organizar uma série de oficinas temáticas, cuja programação e número de participantes estão descritos a seguir:

No dia 27/08/24, de 9 às 12 horas, as professoras Luciene Burlandy e Camila Maranha moderaram a oficina intitulada “Políticas de SAN em diferentes contextos nacionais: diálogos a partir da experiência brasileira”, que contou com 32 participantes.

No turno da tarde foi realizada a oficina “Segurança Alimentar e Nutricional e população materno infantil”, que contou com a moderação das professoras: Ana Lúcia Pires Augusto, Rosane Rito, Daniele Mendonça, Enilce Sally e Márcia Alves, tendo sido assistida por 35 congressistas.

No dia 28/08/24, no turno da manhã, foi desenvolvida a oficina “Segurança dos alimentos e sustentabilidade pela ótica da Segurança Alimentar e Nutricional”, moderada pelas professoras Maristela Soares Lourenço, Maria das Graças Medeiros, Manoela Pessanha com participação de 33 ouvintes.

A oficina “Diálogo intersetorial sobre Segurança Alimentar e Nutricional na População Transgênero” foi realizada pela professora Ursula Viana Bagni, que convidou os profissionais de saúde Iuri Matheus Cabral, Maurilio Junio de Carvalho Torres e Letícia Sales da Cruz Veríssimo para enriquecerem o debate junto aos 34 congressistas.

As avaliações dos participantes, de uma forma geral, destacaram as ferramentas da metodologia ativa que possibilitaram integração entre profissionais e acadêmicos, garantiram espaço de fala e a construção dos debates, bem como valorizaram o acolhimento e a desenvoltura dos moderadores.

TRABALHOS APRESENTADOS À 6ª.rRACS

Trabalhos por Área
Área Trabalhos
Educação e Saúde 153
Epidemiologia 92
Práticas Clínicas 51
Saúde Mental 45
Direitos Humanos 19

Bioética e Saúde Coletiva

16

Saúde, Cultura e Arte 16
Saúde e Ambiente 14
Segurança Alimentar 12
TOTAL 418

INSCRIÇÕES

Abaixo apresentamos o fluxo de inscrições, distribuído por dia, à 6ª.rRACS.

 

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO:

Total de inscritos – 1.570

Credenciados – 517

**Estima-se a participação em torno de 800 pessoas durante os 3 diais do evento.

 

INSCRITOS POR SEGMENTO DO PARTICIPANTES

INSCRITOS POR SEGMENTO

Segmento

Número

Estudante

1075

Docentes Inst Filiadas

244

Profissionais Saúde Inst Filiadas

62

Palestrantes

49

Convidados e observadores

44

Ações afirmativas

36

Movimentos Sociais

31

Técnicos Administrativos de Univ.

19

Profissionais Saúde Inst Não Filiadas

6

Docentes Inst Não Filiadas

4

TOTAL

1570

 

INSCRITOS POR FAIXA ETÁRIA

FAIXA ETÁRIA

Fx Etária

Número

18 a 20 135
21 a 35 787
36 a 50 360
51 a 78 275

 

INSCRITOS POR GÊNERO

GÊNERO

Feminino

1210

Masculino

324

Não binárie

10

Gen Fluido

4

Agênero

2

Não declarou

17

 

INSCRITOS POR ESCOLARIDADE

ESCOLARIDADE

Superior

680

Mestrado

219

Doutorado

191

Especialização

152

Ensino Médio

138

Pós-doutorado

88

 

ANEXO I

ENCONTRO DE REITORES DA RACS

DIA 27 DE AGOSTO DE 2024 – DE 14:30 ÀS 17:00 HORAS

 

PROGRAMAÇÃO

Tema: Papel da Universidade para o Desenvolvimento Sustentável, diante da Emergência Climática atual.

1. MESA:

Prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega – Reitor da Universidade Federal Fluminense Prof. Jorge Conde – Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra Profa. Lívia Reis – Superintendente de Relações Internacionais Prof. Túlio Franco (coordenação) – Diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFF e Coordenador da 6ª.rRACS

2. DEBATE entre os presentes.

3. Aprovação da “Carta de Niterói”, que afirma a intenção das Universidades da RACS em cooperar entre si para o desenvolvimento da Ciência & Tecnologia, e nos planos nacionais e internacional com o esforço de construção de um ambiente saudável, associado ao desenvolvimento econômico e social.

Local – Superintendência de Relações Internacionais da UFF Campus Gragoatá – Bloco A, 4º. Andar

Acesse o Mapa do local pelo Link: https://maps.app.goo.gl/aRBuwps4fbr8vcjJ8

*Quem desejar participar virtualmente deve enviar um e-mail para isc@id.uff.br solicitando o link da sala virtual da reunião. Niterói, 15 de agosto de 2024 Coordenação da 6ª.rRACS.

ANEXO II

CARTA DE NITERÓI

6ª. Reunião da Rede Acadêmica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS

Niterói, Rio de Janeiro (Brasil) – 27 de agosto de 2024

 

Os Reitores de Instituições de Ensino Superior filiadas à Rede Acadêmica das Ciências da Lusofonia – RACS, reunidos na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no dia 27 de agosto de 2024, durante a 6ª reunião internacional da RACS (6ª.rRACS), para discutir o tema do desenvolvimento sustentável no contexto da atual crise climática global, considera a centralidade da questão ambiental, associada à defesa das vidas, seja humana, a dos animais, combinada com a defesa do ambiente, reconhecem a centralidade destas questões na nossa época, como tem proposto a Organização Mundial de Saúde. Reconhecendo o protagonismo das Instituições de Ensino sobre estas questões, os reitores presentes declaram:

– a intenção em cooperar entre si para elaborar formas de trabalho conjunto no sentido de contribuir com o desenvolvimento sustentável.

– se reconhecem protagonistas na preparação das gerações futuras, e a relevância em formar pessoas com consciência crítica sobre a questão climática e ambiental.

– se comprometem a esforços conjuntos para criar alternativas energéticas que contribuam para a necessária substituição das matrizes movidas a carbono, contribuindo para a geração de energia limpa.

– o compromisso em cooperar para a formação de quadros das respectivas instituições, promovendo a mobilidade estudantil e de docentes para o intercâmbio técnico e científico.

– propõem um encontro de Reitores da RACS a cada Reunião Anual da Rede. Espera-se assim criar uma ambiência entre os Reitores de Instituições de Ensino da RACS, de cooperação em favor da Agenda 2030 das Nações Unidas, firmada em setembro de 2015, e que orienta para políticas públicas e ações da sociedade civil para o Desenvolvimento Sustentável, com base em três pilares, econômico, social e ambiental.

Niterói, 27 de agosto de 2024

Encontro de Reitores da RACS

Os Reitores de Instituições de Ensino Superior filiadas à Rede Acadêmica das Ciências da Lusofonia – RACS, reunidos na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no dia 27 de agosto de 2024, durante a 6ª reunião internacional da RACS (6ª.rRACS), para discutir o tema do desenvolvimento sustentável no contexto da atual crise climática global, considera a centralidade da questão ambiental, associada à defesa das vidas, seja humana, a dos animais, combinada com a defesa do ambiente, reconhecem a centralidade destas questões na nossa época, como tem proposto a Organização Mundial de Saúde. Reconhecendo o protagonismo das Instituições de Ensino sobre estas questões, os reitores presentes declaram:

– a intenção em cooperar entre si para elaborar formas de trabalho conjunto no sentido de contribuir com o desenvolvimento sustentável.

– se reconhecem protagonistas na preparação das gerações futuras, e a relevância em formar pessoas com consciência crítica sobre a questão climática e ambiental.

– se comprometem a esforços conjuntos para criar alternativas energéticas que contribuam para a necessária substituição das matrizes movidas a carbono, contribuindo para a geração de energia limpa.

– o compromisso em cooperar para a formação de quadros das respectivas instituições, promovendo a mobilidade estudantil e de docentes para o intercâmbio técnico e científico.

– propõem um encontro de Reitores da RACS a cada Reunião Anual da Rede. Espera-se assim criar uma ambiência entre os Reitores de Instituições de Ensino da RACS, de cooperação em favor da Agenda 2030 das Nações Unidas, firmada em setembro de 2015, e que orienta para políticas públicas e ações da sociedade civil para o Desenvolvimento Sustentável, com base em três pilares, econômico, social e ambiental.

Niterói, 27 de agosto de 2024

Encontro de Reitores da RACS

VÍDEOS PRODUZIDOS NA 6ª.rRACS

DOCUMENTÁRIO DA 6ª.rRACS https://www.youtube.com/watch?v=g3mxEShnEUc&t=27s&ab_channel=InstitutodeSa %C3%BAdeColetivaUFF

ABERTURA DA 6ª.rRACS https://www.youtube.com/watch?v=AMJ7fDWvci0&t=568s&ab_channel=InstitutodeS a%C3%BAdeColetivaUFF

A ERA DAS INCERTEZAS E A GOVERNANÇA GLOBAL EM SAÚDE https://www.youtube.com/watch?v=Vn8mFiI0VXY&t=2734s&ab_channel=Institutode Sa%C3%BAdeColetivaUFF

FÓRUM POVOS DA REDE UNIDA https://www.youtube.com/watch?v=BR1kztg8cjY&t=653s&ab_channel=InstitutodeSa %C3%BAdeColetivaUFF

CIRANDAS DEL SUR https://www.youtube.com/watch?v=UopiFvrtuK4&t=30s&ab_channel=InstitutodeSa% C3%BAdeColetivaUFF

ZONAS DE CONFLUÊNCIA: ARTE, SAÚDE, COLETIVIDADE PELA NECESSIDADE VITAL DA ARTE https://www.youtube.com/watch?v=_pHNDv8hQkQ&t=30s&ab_channel=InstitutodeSa %C3%BAdeColetivaUFF

BIOÉTICA, MÚLTIPLAS VOZES EM DEFESA DAS VIDAS https://www.youtube.com/watch?v=KeU3uQsE2wE&ab_channel=InstitutodeSa%C3% BAdeColetivaUFF

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PREMIAÇÃO https://www.youtube.com/watch?v=HJMEPzOYGkU&ab_channel=InstitutodeSa%C3 %BAdeColetivaUFF

A CONSCIENCIALIZAÇÃO NO ÂMBITO DA AUTOGESTÃO DO REGIME MEDICAMENTOSO https://www.youtube.com/watch?v=rOu285meOg4&ab_channel=InstitutodeSa%C3%B AdeColetivaUFF

PARTICIPAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTIL https://www.youtube.com/watch?v=6R94xQ1qzIw&ab_channel=InstitutodeSa%C3%B AdeColetivaUFF

PREVENÇÃO DA INFECÇÃO NOS CUIDADOS DE SAÚDE https://www.youtube.com/watch?v=ibcC1yfNowM&ab_channel=InstitutodeSa%C3%B AdeColetivaUFF

Adicionalmente, deixamos aqui a primeira reunião de apresentação da RACS, à Rede de Saúde Coletiva da UFF, no dia 25 de outubro de 2023. Prof. Jorge Conde.

https://www.youtube.com/watch?v=XxRyh7v7LwY&t=7s&ab_channel=InstitutodeSa %C3%BAdeColetivaUFF

Niterói, 16 de outubro de 2024

Prof. Túlio Batista Franco

Prof. Luiz Antonio Botelho Andrade

Profa. Rosane Rito Novo

Share This

Share This

Share this post with your friends!